quarta-feira, 2 de julho de 2014

Dica de saúde

12 Sugestões Medicina Chinesa para se sentir 10 anos mais novo 

Apesar de bons resultados na beleza e juventude, a Medicina Chinesa não começou por ser “cosmética”. Foi a vocação para a prevenção de doenças e para o equilíbrio energético que conferiram à Medicina Chinesa aptidões únicas para uma estratégia anti aging realmente eficaz, sem riscos para a saúde nem efeitos secundários.
Segundo a Medicina Chinesa o ,envelhecimento é o resultado da deterioração da circulação resultando na má nutrição dos órgãos vitais. O restabelecimento do fluxo normal de energia, melhora a nutrição dos  órgãos e tecidos, otimizando as  funções do organismo..



Sugestões que fomentam o equilibrio e o fluxo energético do organismo, resultando em: viver mehor e mais tempo.





  • Coma na hora certas.
    Todo o universo, tal como o nosso corpo, tem um ritmo próprio. A Medicina Chinesa recomenda um ritmo também para a alimentação. Coma a horas certas todos os dias e acabe com refeições pesadas à noite.
  • Mantenha um horário para o sono.
    Faça com que o seu horário de sono coincida com o pôr-do-sol e o amanhecer. Pode parecer extravagante e muitos podem discordar, mas experimente este horário durante duas semanas e observe os resultados.
  • Beba água.
    1,5 litro de água por dia preferencialmente entre as refeições.Evite bebidas frias. Os alimentos e líquidos frios prejudicam o processo digestivo e potenciam indigestões. Beba água à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecida. Uma xícara de água quente após as refeições não é tão ruim quanto parece e faz muito bem à saúde.
  • Alinhe-se com as estações do ano.
    A Medicina Chinesa aconselha que o nosso estilo de vida se alinhe com a natureza. Viver em harmonia com as estações do ano é uma das formas mais poderosas de evitar doenças. Além de alimentos locais e da época (mais saudáveis e saborsos e menos caros), ganha-se muito em ajustar o tipo de atividades à época do ano. Fique mais atento aos odores, cores, temperatura e estímulos da natureza ao longo do ano
  • Evite atividades obsessivas.
    De acordo com a Medicina Chinesa, demasiado sexo, estudo intenso, demasiadas atividades que façam transpirar ou causem dificuldades em respirar, tiram de você Qi e Jing, provocando um grande desgaste fisiológico. Evite exagerar essas atividades. “O Exercício faz bem, o Esporte nem tanto…”
  • Recupere o que gasta.
    Se não cumprir a recomendação anterior, certifique-se que você reabastece seu corpo adequadamente. Como? O seu terapeuta de Medicina Chinesa pode avaliar as suas carências energéticas. Certifique-se que tenha uma alimentação equilibrada e nutriente. Yoga, TaiChi, Chi Kung e Meditação contribuem também para repor os níveis de energia.
  • Mexa-se, faça exercício.
    O ponto 5 pode sugerir que a Medicina Chinesa não recomenda atividades físicas. De fato o que se desaconselha é a atividade cardiovascular excessiva que eleva demais a pulsação e a sudação. Este tipo de exercício, retira Qi (energia) e líquidos orgânicos, sendo que a sua reposição é difícil e morosa. Faça caminhadas, nade, ande de bicicleta, pratique Chikung, Yoga. Ative moderada e progressivamente o seu coração e os seus pulmões.
  • Conviva com a natureza.
    Isto é vital. No campo é mais fácil reabastecermo-nos de Qi através do ar puro (O2). A paisagem pode alimentar os nossos olhos e o nosso “espírito emocional”. Se prestarmos atenção podemos aprender bastante com as plantas, animais e com a própria paisagem. Se vive na cidade, programe idas a jardins ou parques. Mantenha uma horta ou um jardim em casa. Faça o que lhe for possível para conviver com a natureza.
  • Pratique acupressão em si mesmo.
    A acupressão é uma técnica que estimula os pontos de acupuntura pela simples pressão. Pode ser feita com os dedos ou com aparelhos próprios. A prática adequada e regular da acupressão previne doenças e estimula a circulação de Qi e de Sangue pelo corpo. O seu terapeuta de Medicina Chinesa pode ajudá-lo a encontrar a forma mais adequada.
  • Mantenha as emoções controladas.
    A Medicina Chinesa dispõe de variadíssimas evidências que relacionam as emoções com disfunções orgânicas. Assim uma reação emocional muito intensa afeta um sistema ou um órgão, provocando danos colaterais. Podem surgir complicações que vão desde digestão difícil, problemas respiratórios, estados depressivos, etc. Existem várias técnicas disponíveis para termos uma vida emocional saudável. Pesquise, reencontre-se e descubra a que lhe faz mais sentido.
  • Não provoque o destino.
    Tendo em mente a lei da causa e efeito, é aconselhável evitar as atividades que podem comprometer a nossa saúde física ou mental. O fumo é um dos exemplos mais clássicos, mas também o álcool em excesso, as drogas, esportes radicais, a alimentação desregrada e outros excessos deverão ser abolidos. Se está envolvido  em alguma destas atividades, avalie conscientemente o custo benefício da experiência. Questione-se: Será que estarei sendo manipulando por mim ou por alguém?
  • Consulte regularmente o seu terapeuta de Medicina Chinesa.Mesmo que sua saúde lhe pareça boa e mesmo que siga as sugestões aqui apresentadas, é uma boa ideia obter uma avaliação do seu terapeuta. Uma sessão periódica de acupuntura ou o uso de fitoterapia,  podem detectar ou resolver pequenos problemas antes de se tornarem graves. É um pequeno preço a pagar para evitar doenças, dispor de excelente energia, aumentar o seu bem-estar, garantir qualidade de vida e aumentar a longevidade

  • Fonte:Google e Clinica Meihua