domingo, 25 de agosto de 2013

Cinco clássicos dos cardápios light que podem minar sua dieta

Fim de semana chegando ao fim e...uma nova semana começa. Aí vem aquela vontade de fazer regime,  porque você exagerou no final de semana. Com toda boa vontade do mundo, a pessoa acaba consumindo alguns produtos que acreditam ser saudáveis , light e portanto bons para a  dieta. O blog selecionou a matéria abaixo para ajudar você a não se enganar ou se iludir com alguns alimentos. Vejam: 


Saudável? Cinco clássicos dos cardápios light que podem minar sua dieta



Nem tudo que parece ser saudável de fato é. Sabe onde está o erro? (Foto: Shutterstock)
Nem tudo que parece ser saudável de fato é. Sabe onde está o erro? (Foto: Shutterstock)


Se alguma vez na vida você tentou fazer algum tipo de regime, provavelmente lançou mão de um – senão de todos – os alimentos listados abaixo. Clássicos dos menus light, pão integral e barrinha de cereais são opções muito usadas por quem quer perder peso, mas não são a opção mais saudável para tapear a fome.

Isabella Correia
, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional Patricia Davidson Haiat, listou os cinco alimentos pseudossaudáveis que devem ficar fora da sua lista de compras do supermercado, esteja você de dieta ou não.

Peito de peru defumado
Escolha fácil a qualquer horário do dia para matar a fome, em sanduíche light ou até sozinho, é procurado por muitos por ter pouca gordura, mas não se engane: “O processo de defumação pelo qual o peito de peru passa faz uso de conservantes como nitritos e nitratos extremamente prejudiciais à saúde e com potencial cancerígeno altíssimo”, alerta a profissional. Outros contras? A liberação de substâncias que podem provocar dor de cabeça/enxaqueca e excesso de sódio na composição, o que causa retenção de líquido e, portanto, estimula a vasoconstrição e eleva a pressão arterial. O resultado é aumento da predisposição do corpo a doenças cardíacas e renais, além do sódio ajudar na retenção de líquidos.


Refrigerante diet
“A fórmula diet dos refrigerantes contém adoçantes não nutritivos como o aspartame, que está sendo apontado como causador de perda de massa óssea e de algumas doenças autoimunes. Apesar de tais doenças ainda estarem em caráter sugestivo e não comprovado, o que se sabe sobre o consumo destes adoçantes é que eles modificam o paladar de tal forma que depois de consumi-los por um tempo, quando a pessoa para o uso e retorna à dieta com carboidratos normais, seu processo de saciedade ligado ao paladar fica tão comprometido que os indivíduos aumentam o volume de alimento consumido devido a este desbalanceamento. Pesquisas também apontam que o paladar muito doce poderia aumentar a produção de insulina, criando assim uma barreira para a oxidação da gordura mesmo com alimentos de baixa caloria”, adverte a nutróloga. O plus, é claro, é o excesso de sódio nas fórmulas: de novo o inchaço está garantido.

Molhos prontos
“Catchup, shoyu ou barbecue, mesmo na versão light, contêm muitas calorias (e muita gordura, no caso da maionese light). Assim, se você tem o hábito de consumir condimentos em todas as suas refeições sólidas, use as fontes naturais - como vinagre, azeite, pimentas e ervas frescas - com moderação ao invés das industrializadas. O alerta é para o açúcar escondido nessas opções light, normalmente provenientes do milho, que podem provocar picos na produção de insulina. Outra observação importante é que a alta quantidade de sódio é comum a todos eles”, explica Isabella.


Entre os mocinhos disfarçados, estão peito de peru defumado, molhos light e até pão integral! (Foto: Shutterstock)


Pão integral
“Muitos dos produtos ditos integrais às vezes têm mais farinha branca, mais açúcar e menos fibras do que deveriam. Então é preciso estar atento e saber ler as informações dos rótulos. O primeiro ingrediente listado no rótulo é aquele que está em maior quantidade, e é muito importante que seja a de farinha de trigo integral (trigo, centeio ou equivalente) - consequentemente, ele terá mais fibras na sua composição”, diz a nutricionista, que aconselha também a observação de outros fatores relacionados à qualidade do produto e que nada têm a ver o fato de ser ou não integral. “A quantidade de sódio e gorduras ruins (saturadas e trans) refletem na sua escolha e, quanto menores, melhor. Mas atenção! Nem sempre as gorduras totais presentes fazem com que o pão seja ruim, pois nele pode haver gorduras boas indispensáveis ao organismo provenientes de oleaginosas como castanhas e também de sementes como, chia e linhaça”, indica.


Barrinha de cereais
“Muitas são aliadas em dietas de emagrecimentos, mas a grande maioria possui excesso de gordura saturada, açúcar, xarope de glicose e frutose, contribuindo para alterações de glicose sanguínea, compulsão alimentar e, consequentemente, excesso de peso. Além disso, possuem componentes artificiais como conservantes e corantes que de saudáveis não têm nada”, fala Isabella. Não quer deixar esse snack coringa de lado? Então fique de olho na composição das suas escolhas: as melhores são as que possuem mais fibras e menos calorias. “Prefira as que contenham frutas e castanhas nos ingredientes, pois essas geralmente têm o maior teor de fibras. As com gergelim, linhaça ou quinoa também são ótimas opções, pois além de trazer saciedade com poucas calorias, são ricas em vitaminas e minerais”, sugere. (VICTORIA MARCHESI)