domingo, 24 de novembro de 2013

Como evitar cheiro de mofo em armários e gavetas de roupas

Expulse o mau cheiro do guarda-roupaSaiba como manter o armário livre dos odoresFoto
Ninguém gosta de abrir o guarda-roupa e sentir cheiro de mofo ou aquele odor desagradável de peças guardadas há muito tempo. Evitar que isso aconteça não é tarefa impossível, mas é necessário seguir algumas dicas importantes para ter um armário sempre impecável.
A primeira delas é deixar as portas do guarda-roupas abertas. Isso mesmo! Ao menos uma vez na semana, é recomendável deixar que o armário respire e receba a ventilação adequada para evitar a formação de odores. A receita também vale para as gavetas de meias e roupas íntimas.
Faça isso quando não estiver em casa, ao sair para o trabalho, por exemplo. A luz do sol e a circulação de ar são fundamentais para manter as roupas em bom estado.
Especialista em aromaterapia há mais de 35 anos, Samia Maluf revela algumas receitas caseiras que afastam de vez todos os cheiros ruins que ficam impregnados no armário. “Uma dica é colocar dentro de uma trouxinha de tecido cinco pedaços de giz de quadro negro, com mais 10 cravinhos de canela e alguns pingos de óleo de essência de laranja. Deixe isso próximo às roupas de cama e banho. É um truque infalível contra o cheiro de mofo”, afirma.
Caso você não encontre o óleo, não se preocupe. É só usar a criatividade. Deixe a casca de limão ou laranja secar, corte em pedacinhos e depois junte à receita. A especialista conta que no passado era muito comum as pessoas utilizarem pedrinhas de cânfora nas roupas. “Essa substância é pouco utilizada atualmente, pois deixa as peças com forte odor”, comenta.
Para deixar o armário livre do mau cheiro, é importante também cuidar bem da roupa na hora da lavagem. Uma dica para melhor higienização das peças é usar alvejante sem cloro com ação bactericida. O produto ajuda a eliminar os vermes que se instalam nas fibras das roupas e também podem causar odores.
Já limpou seu armário hoje?
Outra recomendação fundamental neste caso é programar uma limpeza frequente do guarda-roupa, retirando todas as peças, calçados e acessórios. “Ao deixar o armário vazio, passe um pano úmido com água e vinagre, uma solução certeira contra o mofo”, ensina Shirley Fonseca, também especialista em aromaterapia.
Ela diz que no armário do bebê, por exemplo, o ideal é colocar alguns sachês com alecrim. “Além de ter um cheiro agradável, o alecrim traz bom humor e ânimo à criança”, ensina.
Os calçados no armário
Se você guarda tênis e sapatos dentro do armário, a atenção deve ser redobrada, já que o mau cheiro dos calçados pode dominar todo o guarda-roupa. Para evitar que isso aconteça, coloque um pedaço de algodão umedecido com óleo séptico dentro dos sapatos.
Mas, segundo Shirley, o ideal é não deixar os calçados no armário das roupas. “Os sapatos trazem a energia negativa da rua, do solo onde pisamos. É importante manter em local separado das peças ou limpá-los com água e cânfora na sola”, recomenda.