quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como cuidar da pele no inverno

DICA DE SAÚDE E BELEZA

No inverno gostamos de tomar aquele banho bem quente. É gostoso e relaxante, mas, resseca a pele e aumenta a oleosidade do couro cabeludo. Segundo a minha dermatologista a temperatura ideal é 26C. Essa temperatura mantém a saúde da pele sem danificá-la. O ideal são banhos rápidos. Até porque estamos vivemos tempos de racionamento de água, esse é apenas mais um dos motivos para ser rápida no banho.

Ivete Sangalo: debaixo do chuveiro!
Ivete Sangalo- via Google

Veja dicas abaixo para cuidar da pele no inverno:

1- Banhos de no máximo três minutos

2- Os alcalinos irritam a pele, os antiséptcos reduzem a camada lipídica do corpo. O ideal são os sabonetes neutros ou com base hidratante ou ainda sabonetes com óleo que limpam sem ressecar

3- Alguns óleos devem ser aplicados na pele após o hidratante, pois, nem todos tem o poder de hidratação. Criam apenas uma  camada protetora em cima  da pele, inviabilizando a penetração do creme hidratante. Para maior hidratação, aconselho a primeiro passar o hidratante, depois o óleo de amêndoas . Gosto também de óleos minerais comprados diretamente na farmácia.

4- Use hidratantes que contem ureia, , ceramidas, glicerina, manteiga de cacau ou cremes a base de amêndoas. Sua dermatologista saberá indicar o ideal para o seu tipo de pele.
Peles muito ressecadas, merecem cuidados redobrados. Recomendo hidratar a pele logo após o banho, ainda, ligeiramente úmida. Não dando assim tempo da água evaporar totalmente e pele ressecar.

5- Se alguém pensa em abrir mão do filtro solar no inverno, esqueça essa ideia. O sol do inverno é mais fraco, mas queima também. Engana-se quem pensa o contrário. A radiação ultravioleta está presente todos os dias. O uso do protetor solar deve constante, no mínimo FPS 30. Caso pratique alguma atividade ao ar livre, use fator de proteção 50 ou 60.

De pele extrasseca eu entendo. Minha pele é ressecadíssima! Sofro no inverno por causa disso. Não posso tomar banhos quentes demais. A pele pinica! As coceiras também aparecem nessa estação do ano, principalmente nas partes mais expostas como mãos, braços e pernas. Os banhos quentes devem ser evitados. Ok, sei que não dá pra tomar banho frio no inverno, procure tomar banho morno. Hidrate a pele mais vezes durante o dia. Caso apareça algum tipo de irritação  ou coceiras, procure um dermatologista.
Fica aqui a minha dica de hoje. Espero ter ajudado de alguma forma.
Beijos lindonas e até breve.