quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Alimentos Que Ajudam a Desintoxicar

O poder dos Alimentos no nosso corpo...que tal começar o ano cuidando de você? Afinal, sua saúde, é o seu maior patrimônio!


Final de ano é uma delícia. Natal com a família, geralmente as pessoas passam o reveillon na praia, e, muita gente sai de férias nessa época do ano.
Comes e bebes deliciosos, petiscos na praia, cardápios sedutores nos restaurantes e hotéis, enfim...tentação é o que não falta! Geralmente o  brasileiro tem o hábito de fazer dieta o ano inteiro e abusar nas férias. É  o tal pensamento: trabalhei o ano inteiro, agora é só curtir, eu mereço tudo isso. Bora aproveitar. 
É aí que mora o perigo, com esse pensamentos não medimos o quanto comemos ou bebemos. Abusos são normais nesse período para nós. Temos a ideia de que é permitido comer tudo que não comemos durante o ano inteiro. Parece que a gente quer compensar...rs...
Concordo que época de festas, tem mais é que comemorar mesmo com a família e os amigos, mas, não podemos esquecer que o nosso organismo, não está preparado para tanta comilança , podendo entrar em colapso. Alterações no fígado, na memória, aumento de peso, colesterol alto, gastrite, diabetes, aumento da pressão arterial, etc.
Aquelas pessoas que já costumam abusar o ano inteiro, e quando chegam as festas, abusam ainda mais, correm riscos maiores.

- O aumento de colesterol na corrente sangüinea, pode ocasionar entupimento das veias, artérias e até provocar um infarto ou derrame.

 - O abuso do álcool pode elevar o nível da pressão arterial, assim como o sal, sedentarismo e o tabagismo.

- Quem já sofre com diabetes deve ter acompanhamento médico e evitar doces e carboidratos, fazer reeducação alimentar e exercícios.

- Gastrite é uma doença que necessita de acompanhamento médico. Ele é o profissional capacitado para orientá-lo nos tipos de alimentos que a pessoa deve consumir.
Geralmente uma alimentação fracionada durante o dia. Evitar alimentos cítricos também se faz  necessário.

O blog não tem a menor pretensão de passar dietas aos leitores, mas posso dividir com vocês alimentos que costumo consumir depois das festas e férias , que me ajudam na desintoxicação.

Abacaxi


É uma fruta diurética, leve que ajuda na digestão. Naturalmente uma pessoa que sofre de gastrite deve evitar. Já tive gastrite, alimentos como abacaxi, laranja e limão, foram cortados da minha dieta por recomendação médica.

Maçã


Alimento rico em fibras, além de funcionar como uma esponja dentro das artérias.São ótimas para o estômago e afecções da bexiga. Antiácidas costumam ativar o fígado e contribui na dissolução do ácido úrico. 
Li certa vez na revista Escola e Saúde que a maçã contribui para melhorar e garganta e a voz, portanto recomendada aos professores.

Melancia


Fruta com ação diurética, contribui na limpeza do organismo . Ela é perfeita para ser consumida no verão exatamente por sua ação refrescante. Fazer sucos de melancia com gengibre que também é um alimento desintoxicante, fica gostoso e saudável.

Mel


O mel é um alimento super saudável tanto para adoçar chás, sucos ou qualquer outro tipo de bebida, como também pode ser usado em receitas ou ainda comer favo de mel que é uma delícia. O mel é ótimo pra gripe, músculos e vai com frutas. É um alimento poderoso para quem sofre com bronquite ou asma. Naturalmente o tratamento prescrito pelo médico deve ser seguido rigorosamente para quem sofre com essas doenças. Ele auxilia, contribui na melhora do estado da pessoa.

Arroz Integral


O arroz integral faz parte do meu consumo diário. Além dos benefícios explicados pelo meu endócrino, eu mesma notei uma grande diferença no meu organismo. Alimento rico em fibras contribui para o bom funcionamento do intestino e sacia mais.  Duas colheres de sopa na hora do almoço são o suficiente pra mim. Claro, como também saladas, feijão e uma proteína. 
Você sabiam que o arroz integral contribui para manter a pele saudável? Sim, ele também tem essa função, porque favorece a eliminação das toxinas.

Laranja


Que a laranja é um alimento rico em vitamina C, todo mundo já sabia. Talvez o que você não saiba que consumida com o bagaço, as fibras, ajudarão no bom funcionamento do intestino, além de ter poder desintoxicante.
Alias a vitamina C é muito usada em produtos cosméticos. Eu mesmo faço uso de dois cremes, diurno e noturno, que possuem vitamina C.
Suco natural de laranja é saudável e gostoso.

Berinjela


Muitas pessoas torcem o nariz para a berinjela, mas o que essa pessoas talvez não saibam que ele tem uma função importante dentro do nosso organismo. A berinjela é nutritiva, digestiva e tem o poder laxante que ajuda a combater prisão de ventre.

Gengibre


Taí um alimento que conheço desde quando era criança. Minha mãe fazia chá com mel e nos fazia tomar quando estávamos resfriados. Ainda hoje faço chás de gengibre e tomo, princiaplmente durante o inverno. Percebo que melhora muito a minha garganta. A gengibre contém cálcio, vitamina C, fósforo, magnésio, potássio e ferro.
Também alivia a constipação intestinal e estimulai a digestão.

Hortelã



A hortelã é uma erva que pode ser consumida tanto em doces como salgados. Ela ótima na função como tempero em carnes, saladas, quibes, etc. Também fica deliciosa adicionada a sucos e doces em geral. Gosto muito de misturar suco de abacaxi com hortelã. Fica gostoso e refrescante.
A erva tem poder  de ação tônica e estimulante do aparelho digestivo. Possui vitaminas A, B e C. Além de potássio, ferro e fósforo.

Couve


A couve é rica em Vitamina A, B1, B2, B3, B5, Vitamina C e Vitamina K, por isso contribui muito para uma dieta saudável. Possui poucas calorias e baixíssima quantidade de sódio, além de ser um poderoso antioxidante.
Protegem as células contra os radicais livres. Uma escolha poderosa para combater a oxidação celular. Contribui na formação da hemoglobina , que transporta o oxigênio para os tecidos.

Naturalmente todos os alimentos têm uma função importantíssima no nosso corpo. Cada um atua numa parte específica do organismo auxiliando no seu bom funcionamento. 
É muito natural alguns exageros na Natal e no reveillon, mas tudo que é demais, faz mal. O importante é seguir uma dieta equilibrada durante o ano todo, assim, os danos causados pelos exageros durante as festas, serão menores e sua consciência vai pesar menos.
Se você não tem o hábito de consumir frutas, verduras e legumes diariamente, faça um esforço, começo o ano novo cuidando da sua saúde.  Procure um nutricionista e um endocrinogista, eles vão te auxiliar nesse processo de reeducação alimentar.
 Aproveite e comece agora consumindo alimentos desintoxicantes. Você vai se sentir muito melhor.E bom ano para todos nós!

Paula Rempel

Imagens: Google