domingo, 9 de fevereiro de 2014

Duplique o espaço do seu armário

Seguindo etapas de organização, é possível aproveitar ao máximo gavetas, cabideiros e prateleiras sem que seus pertences fiquem amontoados
Não importa o tamanho: desde o closet que ocupa um cômodo inteiro até um pequeno criado mudo, roupas e objetos parecem que ocupam todos os espaços vagos como se fossem ar, se espalhando por todo os cantos disponíveis. E quando mal se percebe, já se tornou impossível guardar qualquer coisa, ou até mesmo achar o que se precisa, no armário. Essa desorganização pode atrapalhar a qualidade de vida, custar dinheiro e baixar a produtividade. Além disso, o tempo que se perde procurando coisas poderia ser melhor aproveitado ao lado da família ou com amigos.
Porém, não é necessário desafiar as leis da física para dobrar o espaço do guarda-roupa! A personal organizer Débora Campos diz que seguir preceitos básicos no dia-a-dia já resolveria muitas questões referentes à falta de lugar no armário. “Planejar, descartar e categorizar são as melhores dicas para organizar qualquer tipo de espaço”. Veja abaixo as orientações da organizadora para otimizar o espaço do seu armário:
 1- Jogue fora coisas desnecessárias
A expressão latina “inutilia truncat”, que significa “cortar o inútil” – empregada pelos autores do arcadismo para simplificar a literatura – também pode ser o lema de uma vida moderna mais prática! De acordo com Débora, descartar coisas desnecessárias é o primeiro passo para deixar o seu armário bem arrumado. “Você vai se assustar com a quantidade de itens que estão ali escondidos que você não se lembrava. Abra o armário e pegue uma peça de cada vez, decida o que fica e o que vai embora. Peças de roupas que não são usadas há mais de um ano devem ser doadas. Além disso, pilhas velhas, etiquetas de produtos e sacolas vazias também devem descartadas”.
Imagine o seguinte: se você não usa algo há muito tempo, provavelmente você não precisa deste item. Por isso, não deixe esses objetos acumulando sujeira e tenha no guarda-roupa somente peças que você realmente uitiliza. Esse é o primeiro passo para que você tenha uma vida organizada e tempo para outra expressão latina antiga: carpe diem (aproveite o momento)!
2- Categorize as peças
Categorizar as peças não só otimiza o espaço como aumenta a produtividade. Separe as peças por tipo – roupas de cama e de banho, peças íntimas, calças e blusas -, avaliando quais delas precisam ser guardadas em cabides, gavetas ou prateleiras. Analise o volume que cada grupo tem e veja em qual parte do armário melhor se encaixa.
“No cabideiro devem ficar as peças que amassam com facilidade, casacos e ternos. O restante fica nas gavetas ou prateleiras”. Para quem tem pouco espaço no armário, a dica é cabides mais finos e simples.
3- Abuse de produtos organizadores
Você já analisou tudo o que precisa, agrupou itens e escolheu o melhor lugar para guardá-los. Agora, para melhor aproveitar espaços, produtos organizadores como caixas, colméias e cestos são uma grande ajuda. Existem produtos para todo tipo de espaço e normalmente eles podem ser aproveitados para diversas utilidades. “Uma caixa simples de papelão, por exemplo, pode ser colocada embaixo das roupas penduradas em cabides para guardar lenços, cachecóis, roupas de praia, camisetas, cintos e gravatas, entre outras coisas”, diz Débora. Segundo a organizadora, essas caixas são uma boa opção para guardar itens pouco usados, deixando coisas mais procuradas em gavetas.
 4- Mantenha tudo no lugar.
Depois de tudo arrumado, você não vai querer que as coisas voltem a ser como antes. Para evitar isso, adote o lema ‘usou, guardou’! “Não deixe roupas acumularem em cima dos móveis, da cama, ou penduradas na cadeira. Se você usou uma peça que pode ser vestida mais vezes antes de lavar, pendure-a no varal para tomar um ar e depois guarde-a no lugar devido”. Com isso, você vai ter sempre suas roupas organizadas e conseguirá lidar com os espaços vazios e ocupados dos armários com muito mais facilidade.
*Rodrigo Boro, em reportagem especial para o iG

Fonte: http://especiais.delas.ig.com.br/e-de-casa/noticias/duplique-o-espaco-do-seu-armario/